Maternidade e empreendedorismo, é possível conciliar?

O empreendedorismo feminino e materno tem crescido cada vez mais, de acordo com dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Em 2017, no Brasil, cerca de 24 milhões de mulheres brasileiras estavam à frente de um empreendimento (formal ou informal), ou realizavam alguma ação visando ter o seu próprio negócio.

O desejo de liberdade e conseguir uma boa renda, podendo trabalhar perto dos filhos, são as principais motivações e gatilhos para começar o próprio negócio.

O que acontece é que, apesar dos benefícios de horários flexíveis e poder cuidar dos filhos, nem sempre tudo são flores, e é preciso ter muita disciplina.

É muito comum que o estresse acabe sendo ainda maior em mães que resolvem empreender, justamente pela falta de disciplina e de gerenciamento de tempo, já que muitas irão trabalhar, cuidar da casa e das crianças totalmente sozinhas, gerando uma sobrecarga muito grande. O que vai na contramão dos motivos pelos quais decidiram empreender.

Tomando ciência da realidade dura de muitas mães que possuem um negócio próprio, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a conciliar a maternidade e o empreendedorismo:

Planejar o dia e a semana.

Dia:

  • Tenha sempre horário fixo para acordar e para ir dormir. Isso vale para você e para seu filho.
  • Defina um horário para as refeições, tanto para o preparo quanto para a alimentação.
  • Liste todos os trabalhos importantes que devem ser feitos naquele dia e determine um horário para cada um.

Semana:

Fracione os trabalhos da casa para não ter que fazer tudo em um único dia, exemplo:

• Segunda-feira: lavar roupa;

• Terça-feira: ir ao mercado; • Quarta-feira: lavar o banheiro;

Faça essa lista conforme a demanda da sua casa e encaixe no seu planejamento diário.

Defina os horários das suas tarefas no trabalho e fracione também, exemplo:

• Segunda-feira: cuidar do financeiro;

• Terça-feira: conferir estoque e fazer pedidos;

• Quarta-feira: reunião com fornecedor, etc.

A base para que essa conciliação dê certo é o planejamento. é claro que nem tudo sairá, todos os dias, conforme o esperado, nem tudo está sob nosso controle, por exemplo, aquele resfriado que o filho pegou e ficou com febre, ou aquele dia que o filho só queria colo bem no meio de um trabalho importante, nesses momentos se lembre de que é justamente para poder acolher e estar perto dele, que você está empreendendo, por mais desafiador que seja.

Uma dica extra e não menos importante é:

Solicite e aceite ajuda sempre que precisar!

Existe uma ideia imposta a todos nós dentro da sociedade, que devemos dar conta de tudo sozinhos, caso contrário isso é fracasso. E essa ideia é completamente errada e cruel, já que, como humanos, temos dias bons e ruins e sempre iremos precisar um dos outros.

Então está tudo bem pedir ajuda, terceirizar aquele serviço no qual você tem maior dificuldade, por exemplo as finanças dos seu negócio, que exigem conhecimento específico e são bastante burocráticos.

Para entender melhor sobre essa terceirização leia também: BPO FINANCEIRO: COMO A TERCEIRIZAÇÃO FINANCEIRA SE TORNA UMA MELHOR SOLUÇÃO PARA AS EMPRESAS e TERCEIRIZAR O FINANCEIRO DA SUA EMPRESA: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Pra que ficar sofrendo com algo que você pode pedir ajudar?

Se você está sobrecarregada e sem tempo para gerenciar as finanças do seu negócio, chama a gente no WhatsApp, nós podemos te ajudar!

Planejamento e ajuda são o segredo para a conciliação e o sucesso entre a maternidade e o empreendedorismo.