Você tem uma pequena empresa? Sabia que mesmo para pequenos negócios a gestão financeira é de extrema importância?
Quando uma empresa abre suas portas, a gestão financeira pode até parecer coisa simples, mas a verdade é que mês a mês isso vai gerando um nível de complexidade cada vez maior. E a falta de gerenciamento e conhecimento sobre finanças empresariais, é um dos principais motivos pelo qual a maioria das empresas quebram antes mesmo de expandir seus negócios.
Por isso é tão importante entender apostar na gestão financeira do seu negócio desde o início. Pensando nisso, trouxemos dez dicas para te ajudar muito com as finanças da sua empresa:
1- Saiba precificar de forma correta seu produto e seu serviço: formule sua margem de preço contabilizando tudo que é importante, como impostos, mão de obra, frete e gastos de necessidade básica, para que assim você tenha um lucro real.
2- Faça uma pesquisa de mercado para que seu preço, mesmo cobrindo seus gastos, estejam de acordo com o preço do mercado.
3- Planeje suas despesas e suas receitas para que seu negócio tenha consistência. É necessário planejar o futuro da empresa, para que assim ela tenha continuidade.
4- Defina metas superiores aos seus gastos, é necessário buscar essas metas todos os meses para que exista lucro e crescimento, não apenas sobrevivência do seu negócio.
5- Gerenciamento de fluxo de caixa, controlar tudo que entra e tudo que sai, para ter controle sobre o dinheiro do seu negócio.
6- Gestão de estoque, não monte um estoque gigantesco já de início, é ideal ter sempre além do que você vende, mas não em exagero, afinal você está começando e estoque parado, é dinheiro parado.
7- Controle suas receitas e despesas e saiba o quanto pode prolongar seus recebíveis, alinhando quando o dinheiro sai e quando entra. Por exemplo, se você já pagou pelo estoque, o dinheiro já saiu do seu caixa. Então se você vende para receber em 30, 60 ou 90 dias, vai levar esse tempo para repor o caixa. É necessário alinhar isso para que não ocorra falta de dinheiro.
8- Não misture as contas, tenha uma conta pessoal e uma empresarial, lembre-se que o dinheiro do caixa da sua empresa não é para seu uso pessoal, para o seu uso, defina um pró-labore.
9- Tome cuidado na forma de captar dinheiro, se necessário fazer empréstimo, sempre compare as taxas para conseguir esse capital com juros mais baixos.
10- Fique atento às dívidas, só recorra a empréstimos em último caso, pegar dinheiro sem planejamento pode te colocar numa bola de neve.
Essas são algumas formas simples para que você consiga melhorar as finanças do seu negócio, porém fazer a gestão financeira do seu negócio exige tempo e conhecimento. Por isso, se você precisa de ajuda para delegar essa tarefa, o ideal é que faça a terceirização do setor, contratando um BPO Financeiro.
Para que você entenda ainda mais sobre isso, aqui no nosso blog você encontra mais informações sobre terceirização, leia também: TERCEIRIZAR O FINANCEIRO DA SUA EMPRESA: VANTAGENS E DESVANTAGENS
Agora, se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais a respeito, entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudar você e seu negócio crescer de forma estruturada e forte. Aproveite também para seguir nossas redes sociais.