Não é novidade que muitas das pequenas empresas que abrem suas portas, iniciam com pouco investimento, seja estrutural ou de estoque, e permanecem assim por anos, aguardando lucros para investir em melhorias.
Isso não está errado, porém, o que poucos empreendedores sabem é que existe o microcrédito que pode ajudar nesse quesito.
Vamos entender breve e simplificadamente o que é microcrédito?
O microcrédito é uma modalidade de crédito voltada para os pequenos empreendedores, especialmente os informais. Isso mesmo, esse tipo de empréstimo atende mesmo empresas que ainda não são MEI, ou seja, não é necessário ter CNPJ para aderir a essa modalidade de crédito.
Além disso, o microcrédito também oferece condições facilitadas de pagamento: juros baixos e orientação financeira para os empreendedores.
Ou seja, o microcrédito é aquela forcinha especial para quem está iniciando e não tem faturamento suficiente para investir.
Essa é uma ótima notícia, não é mesmo?
Porém, mesmo que essa seja uma excelente proposta e aquela forcinha que você estava precisando, é sempre bom ter atenção a alguns pontos antes de sair solicitando emprestimentos!
Veja algumas dicas para acessar o microcrédito de forma cautelosa e certeira:
- Analise se sua empresa realmente precisa desse crédito, quais serão as finalidades e se essa é a melhor opção.
- Pesquise as instituições que oferecem microcrédito na sua região. Existem diversas entidades que atuam nesse segmento, como bancos públicos, cooperativas de crédito, organizações não governamentais e fintechs. Você pode consultar o site do Banco Central para ver a lista das instituições autorizadas a operar com microcrédito.
- Compare as taxas de juros, os prazos de pagamento, os valores disponíveis e as exigências de cada instituição. Escolha a opção que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu perfil de empreendedor.
- Analise se sua empresa terá como pagar as parcelas fielmente para não entrar em dívidas e não pagar juros.
- Prepare a documentação necessária para solicitar o microcrédito. Geralmente, são solicitados documentos pessoais, comprovante de residência, comprovante de renda e um plano de negócios. O plano de negócios é um documento que descreve o seu negócio, os produtos ou serviços que oferece, o público-alvo, os concorrentes, os fornecedores, os custos, as receitas e as metas.
- Acompanhe o processo de análise e aprovação do seu pedido de microcrédito.
- Lembre-se de pagar as parcelas em dia e de usar o dinheiro de forma consciente e planejada.
Uma dica extra, porém, de grande importância, é contratar um BPO financeiro para fazer uma análise profissional das finanças dos seu negócio e te ajudar a encontrar a melhor saída para seu negócio, com base de dados e com planejamento a longo prazo. Dessa forma você irá dar um passo mais confiante e seguro.
Como vimos, o microcrédito é uma ótima oportunidade para os pequenos empreendedores que querem crescer e investir em seu negócio.
Se você se enquadra nesse perfil, não perca tempo e procure a YouFlow para tirarmos suas dúvidas, te orientamos de forma concreta e te ajudar no crescimento do seu negócio.
Compartilhe essa informação e ajude aquele amigo empreendedor que não conhece o microcrédito e não se esqueça de acompanhar nossas redes sociais.