A forma que você lida com dinheiro na sua vida pessoal, vai determinar como você lida com as finanças da sua empresa. Pode até parecer algo óbvio demais, mas essa afirmação é sim real e pode impactar diretamente o sucesso ou fracasso do seu negócio.
Antes de explicarmos a influência desse comportamento nas finanças empresariais, te convidamos a fazer uma reflexão sobre como você lida com suas próprias finanças.
Você tem controle sobre seus gastos ou costuma gastar mais do que ganha? Sabe poupar dinheiro de modo estratégico para alcançar um objetivo específico no futuro?
Se suas respostas foram “sim”, parabéns! Você tem uma gestão financeira saudável em relação a si mesmo e isso já é um passo positivo para lidar bem também nos negócios. Por outro lado, se suas respostas foram “não”, será preciso trabalhar nessa questão antes de assumir as responsabilidades financeiras dentro da empresa.
O fato é: independentemente do tamanho da empresa (pequena, média ou grande), ter habilidades básicas em relação às finanças é primordial, já que essa falta de conhecimento pode fragilizar qualquer estrutura existente quando ocorrem erros nesse setor tão importante na rotina organizacional.
Um exemplo prático disso é quando o dono começa a utilizar os recursos destinados à empresa para motivos pessoais sem planejamento correto. Não há nada errado em pegá-los num momento de emergência – caso haja capital excedente -, entretanto tudo deve estar previamente estabelecido dentro das necessidades orçamentárias, para que não ocorra prejuízos para o caixa do seu negócio.
Usar esse dinheiro da empresa de forma desorganizada e mal administrada, pode desencadear eventos de descontrole e gerar uma série de problemas internos como falta de recursos para adquirir materiais necessários ou, até mesmo, não honrar compromissos com os próprios colaboradores da organização, como atrasar pagamentos, ou até mesmo perder prazo de pagamentos de boletos importantes para seu negócio.
Por isso, é muito importante ter maturidade financeira antes mesmo que a empresa seja inaugurada!
Aqui vai uma dica valiosa e simples para você que ainda não tem essa habilidade tão importante de gerenciar suas finanças pessoais: invista em conhecimento, leia livros sobre finanças pessoais, assista vídeos educativos em portais especializados no tema e participe dos cursos online, essas são algumas maneiras fáceis para você se tornar mais capacitado para lidar com as tarefas empresariais orçamentárias eficientemente e melhorar sua vida não só profissional, mas também a relação com seu próprio dinheiro.
Porém, nós guardamos o ouro pro final desse texto!
Isso mesmo, é claro que se desenvolver em relação às suas finanças pessoais é muito importante para que você possa crescer cada vez mais e alcançar suas metas pessoais, mas não é necessário se desesperar, é muito normal sentir-se perdido e, principalmente, despreparado para estar no controle da sua empresa.
O que poucos empreendedores sabem, apenas os mais espertos tem esse conhecimento, é que é possível contar com uma assessoria de gerenciamento do setor financeiro da sua empresa, desde a abertura, sem ter que contratar um funcionário para isso.
Ficou curioso né? Que bom! Dessa maneira você já vai começar a desenvolver seu conhecimento na área através de nossas leituras, indicamos que para compreender como isso é possível, leia mais em nosso texto: BPO FINANCEIRO: COMO A TERCEIRIZAÇÃO FINANCEIRA SE TORNA UMA MELHOR SOLUÇÃO PARA AS EMPRESAS
Talvez você goste: 10 DICAS INFALÍVEIS DE GESTÃO FINANCEIRA PARA PEQUENOS NEGÓCIOS!
Antes de partir para as próximas leituras, vamos te contar como é possível ter esse gerenciamento: essa solução chama-se BPO Financeiro, que de breve modo, é um profissional especialista em finanças que faz todo a administração do caixa da sua empresa, desde os serviços mais burocráticos até agendar o pagamento daquele boleto, pra você nunca mais atrasar conta e não pagar mais juros.
Com a ajuda de um BPO financeiro, você vai economizar tempo e dinheiro (seu e do negócio), garantindo assim uma gestão eficiente dentro da empresa. O resultado? Aumento da produtividade, melhor desempenho financeiro como um todo, além de permitir maior tranquilidade para tomada de decisões importantes tanto no presente quanto no futuro!
Aproveite as leituras indicadas para se aprofundar nesse assunto e não exite em entrar em contato conosco, estamos à disposição para tirar todas suas dúvidas sobre o assunto.